Criar uma Loja Virtual Grátis

Nossa história

TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA INSTITUIÇÃO

A Escola Municipal Carlos Gomes – Ensino Fundamental, situada à Avenida Paraná, s/n. º, Centro, no Município de Três Barras do Paraná – Comarca de Catanduvas, mantida pelo Governo do Estado do Paraná, iniciou suas atividades em 1965, com a construção de uma escola, inaugurada com o nome de Grupo Escolar Castro Alves.

Mais tarde, em uma reunião realizada em suas dependências, pelas autoridades locais, pais e professores, por unanimidade de opção, passou a ser chamado Grupo Escolar Carlos Gomes.

O ato que oficializou o “Grupo Escolar Carlos Gomes” é o Decreto do dia 28 de maio de 1971, divulgado em Diário Oficial do dia 28 de maio de 1971.

Em 1980, o Grupo Escolar Carlos Gomes, pela sua reorganização, implantando a Lei 5.692/71, ficou autorizado a funcionar nos termos da legislação vigente, a Escola Estadual Carlos Gomes – Ensino de 1º Grau, para ministrar o ensino completo de 1º Grau sendo que, até o referido ano, era ministrado somente de 1ª a 4ª séries de 1º Grau.

Em 1981, com a nova reorganização, passou a funcionar de 1ª a 6ª séries, ampliando gradativamente até a 8ª série. A autorização de funcionamento foi através da Resolução n.º 1.287/82 de 12.05.82. O reconhecimento do estabelecimento e do curso deu-se com a Resolução n.º 3.359/86 de 04.08.86.

Em 1990, através da Resolução n.º 985/90 foi criado o Centro de Atendimento Especializado, área de deficiência visual.

Em 11 de agosto de 1993, através da Resolução n.º 4.377/93 foi criado o Centro de Atendimento Especializado na Área de Deficiência Auditiva.

Em 12.12.94, através da Resolução n.º 6.051/94 foi criado o Centro de Atendimento na Área de Deficiência Mental.

A partir do ano letivo de 2001, a partir de uma reunião realizada o mês de outubro de 2000, com a chefa do NRE, Marise Jussara Franz Luvison, os funcionários desta escola e do Colégio Princesa Isabel, decidiram-se pela passagem das turmas de Pré a 4ª série na Escola Carlos Gomes e de 5ª a 8ª série e Ensino Médio no Colégio Princesa Isabel.  Diante disso, a partir do ano 2001 esta escola passou a atender a Educação Infantil (Pré-escola), o Ensino Fundamental (1ª a 4ª série), a Educação Especial (DM, DA e DV) e a Educação de Jovens e Adultos (EJA), esta, com extinção gradativa, encerrando suas atividades no final do ano letivo mencionado anteriormente.

A Resolução nº 2101/01 de 11.09.2001, procede a mudança da Entidade Mantenedora que passa do Governo do Estado do Paraná para a Prefeitura Municipal de Três Barras do Paraná, em função disso passou a chamar-se: “Escola Municipal Carlos Gomes – Ensino Fundamental”.

A Resolução nº 2560/03 de 11 de setembro de 2003, autoriza o funcionamento da Educação Infantil, para as crianças de 6 (seis) anos,para o ano 2004. Razão pela qual, a partir de 2004 a Escola passou a denominar-se: “Escola Municipal Carlos Gomes – Educação Infantil e Ensino Fundamental”.

A Escola Municipal Carlos Gomes Ensino Infantil e Fundamental tem como clientela estudantes advindos da classe trabalhadora assalariada, da agricultura familiar rural, produtores rurais e empresários, sendo alguns benificiários de programas governamentais.

Tem-se como objetivo escolar uma pedagogia progressista numa relação com o materialismo histórico dialético, onde buscamos a formação do individuo quanto cidadãos participativos e históricos na sociedade, valorizando o conhecimento impírico e oferecendo o conhecimento cientifico através da instituição escolar.